Calma gente, o QS não está fazendo apologia à poluição do meio ambiente ou diminuição da reciclagem.
Muitas pessoas conhecem os 3 R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, mas poucas sabem que esta regra dos 3 R’s devem ser utilizadas exatamente nesta ordem.
Vamos pensar com a lógica? Não seria melhor reduzirmos do que consumir em larga escala e depois ter que reciclar uma tonelada de produtos descartados que na maioria das vezes commpramos e nem utilizamos?
Para se reciclar existem 3 processos de reciclagem: A reciclagem Mecânica, Química e Energética, onde a 1ª é a mais utilizada e barata e a última mais rentável, pois a energia liberada na reciclagem energética é reaproveitada. Porém na reciclagem Química, onde alguns produtos só podem ser reciclados neste processo, o custo ainda é alto.
Entendendo os 3 processos de reciclagem:
Mecânica: Pode ser dividida em dois tipos: resíduos industriais e pós-consumo. As etapas que constituem são: moagem, lavagem, secagem, extrusão e granulação.

Energética: Conversão dos resíduos sólidos urbanos em energia através da queima do material, transformando consequentemente, o lixo em uma fonte de energia.

Química: A reciclagem química reprocessa os produtos transformando-os em novos produtos. O objetivo da reciclagem química é a recuperação dos componentes químicos individuais para serem reutilizados como produtos químicos ou para a produção de novos produtos.

Por mais que os custos para reciclagem, no caso da mecânica, sejam baixos e com o processo de reciclagem há o aumento de empregos, até a pupulação ter sua idéia de reciclagem bem formulada e saber que ela é necessária e como realizá-la, a melhor opção para o meio ambiente seria reduzirmos o consumo e a compra desnecessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário